quarta-feira, 23 de março de 2011

Treinamento virtual simula realidade das ruas para capacitar policiais do Rio no uso da força

A Polícia Civil do Rio de Janeiro inaugurou hoje (23) uma sala de treinamento virtual para capacitar policiais no uso progressivo da força, isto é, na escolha da melhor arma para cada tipo de situação. A chamada Sala de Tomada de Decisões consiste em uma área de 120 metros quadrados (m2), com telas que projetam imagens de situações rotineiras enfrentadas pela polícia nas ruas, como a abordagem de veículos e de suspeitos.

Os policiais interagem com as imagens e aprendem a decidir qual o melhor tipo de arma que será usada em cada situação, sejam armas não letais, como tasers (pistolas de eletrochoque) ou gás de pimenta, ou armas letais, como pistolas e fuzis.

Dentro da sala, as armas reais são substituídas por réplicas a laser e ar comprimido. Os alunos usam um cinto que recebe descargas elétricas sempre que são atingidos pelo agressor. A ideia é gerar níveis de estresse no policial, que se aproxima da situação real que será vivida nas ruas.

“Ele vai ser testado e treinado para poder resolver aquela demanda. São em torno de 30 cenários. Em alguns, ele pode usar arma não letal, em outros arma letal. Na medida em que ele pratica isso, obviamente, se prepara para enfrentar o dia a dia”, disse o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

Todos os policiais civis, novos e antigos, serão treinados na sala. Segundo Beltrame, mais duas salas semelhantes serão construídas para treinar policiais militares. Um dos objetivos é reduzir a letalidade nas ações policiais, que, de acordo com o secretário, já vem apresentando queda nos últimos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário