domingo, 3 de julho de 2011

Ocupação da Mangueira: mais um sinal amarelo para as UPP

Sinal amarelo para a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueira. Apesar de não ser favela muito grande, policiais enfrentarão outro desafio: resistência da população.

O comandante das UPP, coronel Robson Rodrigues, assinala que os desafios para o sucesso da política são de várias naturezas: geográfica, social, histórica etc. No caso do Alemão, a UPP enfrentará provavelmente os três desafios ao mesmo tempo.

No caso da Mangueira, o fator histórico, em que a população sempre teve boa relação com os criminosos e uma péssima relação com a polícia, deverá pesar demais, já que a simples ocupação militar territorial não será suficiente. Pelo menos é o que mostram matérias publicadas hoje nos jornais O Dia e O Globo

De qualquer forma, venho repetindo que o modelo de UPP, como foi concebido e implantado nas primeiras favelas, pode não funcionar para todas as comunidades fluminenses.

A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro precisa deixar de lado a arrogância e ajustar o conceito de UPP para a realidade das ruas. Caso contrário, poderemos estar sepultando as UPP daqui a dois ou três anos.

Já repeti varias vezes que as UPP das favelas do suburbio nao funcionariam da mesma forma que as UPP originais, da zona sul (veja o arquivo deste blog). As condições geograficas e sociais do subúrbio carioca e da periferia fluminense são completamente diferentes daquelas das favelas da zona sul.

Apesar de mostrar problemas mesmo em UPP de favelas menores, sempre apostei que a UPP do Alemão será o ponto crítico dessa política, pelos diversos fatores que já abordei neste blog.

A UPP do Alemão vai ser implantada dentro de alguns meses e a Secretaria de Segurança parece não estar se preparando para ela. Esses é o conselho de quem acredita que as UPP não são a solução para o nosso problema de violência extrema. Mas que deseja que, se for para elas existirem, tudo dê certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário