quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ministro da Defesa e governador assinam acordo para início das ações do Exército dentro dos Complexos do Alemão e da Penha

O Ministério da Defesa e o governo do Rio firmam amanhã (23) acordo para a organização e o emprego da força de pacificação do Exército nos complexos do Alemão e da Penha. O acordo será assinado pelo ministro Nelson Jobim, pelo comandante do Exército, general Enzo Peri, e pelo governador fluminense, Sergio Cabral.

A polícia do Rio e o Exército fazem operações no Complexo do Alemão desde o fim de novembro. Por enquanto, a atuação dos militares das Forças Armadas está restrita à ocupação dos acessos à favela e à revista de carros e suspeitos nesses locais.

A partir da assinatura do acordo, a força de pacificação, que será comandada pelo Exército e contará com o apoio das polícias Civil e Militar do Rio, poderá começar a atuar. Com a nova força constituída, o Exército passará a ocupar o interior dos complexos do Alemão e da Penha, com poder de revistar e prender suspeitos em flagrante.

A polícia ficará responsável pelo cumprimento de mandados de busca e apreensão dentro de residências suspeitas, no interior das duas comunidades. A objetivo é manter a força de pacificação até a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) nas comunidades, prevista para outubro de 2011.

*Reportagem publicada na Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário