domingo, 22 de maio de 2011

Número de baleados no estado do Rio aumenta 6,8% entre 2009 e 2010

A edição deste domingo do Jornal O Globo traz a seguinte manchete fanfarrona: Pacificação reduz em 2 anos 46% número de baleados atendidos em 4 emergências. Achei muito bonito, muito bacana, mas, como sempre, desconfiei destes dados, coletados com base em apenas quatro hospitais públicos da cidade do Rio, no período do primeiro trimestre de 2011 em relação aos três primeiros meses de 2009.

Resolvi olhar a fonte principal deste tipo de informações: o Datasus, que compila das estatísticas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

E qual não foi minha surpresa ao ver que, mais uma vez, a verdade era diferente daquela que a imprensa tentava mostrar.

A verdade era a seguinte: no primeiro trimestre deste ano, o número de baleados na cidade do Rio, o número de baleados até diminuiu 9,4% no período em questão (passando de 127 em 2009 para 115 em 2011). Mas no Estado do Rio (território sobre o qual o governo estadual tem responsabilidade), aumentou 4,5% neste período.

Segundo o Datasus, no estado do Rio no primeiro trimestre de 2011, foram atendidos 247 baleados pela rede SUS (uma rede bem mais abrangente do que os quatro hospitais da reportagem do Globo, que, aliás, pertencem ao SUS), ante 236 no primeiro trimestre de 2009.

Mas a reportagem ignora (não sei se convenientemente ou não) um período importante: o ano completo de 2010, quando o número de baleados atingiu um pico de 1.094 internações, sendo 613 na cidade do Rio.

O número, no estado, é 6,8% maior do que o registrado em todo o ano de 2009 (1.024 internações). Na cidade do Rio, o percentual de crescimento no período é semelhante: 6,6%, já que foram registradas 575 internações de baleados em 2009.

O que digo aos meus leitores é que não é necessário se informar através de uma imprensa que tem, como importante fonte de renda, publicidade paga pelo governo do Estado, como é o caso do jornal em questão (e como é o caso de outros como O Dia e a TV Globo Rio).

Quem quiser conferir esses dados que eu citei neste post, basta acessar o site www.datasus.gov.br. Clique em Informações de Saúde e, em seguida, em “Epidemiológicas e Morbidade”. Escolha o estado do Rio e o período a ser pesquisado.

Quando for pesquisar, busque as categorias de causas Y22 a Y24,Y93 a Y95, X72 a X74 e W32 a W34. Esses são os códigos do SUS para as internações de vítimas de armas de fogo no Brasil. Felizmente, esses são dados que o governo do estado não consegue manipular, ao contrário das estatísticas de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário