O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse ontem (30) que a Cidade da Polícia, central que vai reunir todas unidades especializadas da Polícia Civil fluminense, será inaugurada em outubro deste ano. A unidade será instalada no terreno de uma antiga fábrica, próximo à Favela do Jacarezinho, na zona norte da cidade.
“Tivemos alguns problemas para a importação de alguns equipamentos de tecnologia da informação, mas acho que chegarão a tempo para a inauguração em outubro”, disse Pezão, durante evento no Rio de Janeiro.
Segundo o vice-governador, o novo quartel do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), que funcionará num antigo quartel do Exército, no Complexo da Maré, na zona norte da cidade, deverá ser inaugurado antes mesmo da Cidade da Polícia, em julho. “Esperamos transferir 200 homens para lá em 40 dias”, disse.
As duas áreas onde serão instaladas as novas unidades da polícia fluminense são dominadas por facções criminosas armadas. Segundo Pezão, a localização de unidades importantes da polícia nessas regiões poderá trazer mais segurança para a população.
Ainda não há, no entanto, previsão para que unidades de Polícia Pacificadora (UPP) sejam instaladas nessas comunidades, que estão entre as mais importantes para as quadrilhas de tráfico de drogas do Rio. Ambas são localizadas em bairros pobres e violentos da cidade.
O estado do Rio tem mais de mil favelas controladas por grupos criminosos armados, das quais apenas 50 têm UPP, sendo a maioria na zona sul e na área da Tijuca – regiões menos violentas e mais nobres da cidade.
*Reportagem publicada na Agência Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário