domingo, 26 de junho de 2011

Comentários acerca do cronograma das UPP

Matéria do Globo deste domingo diz que o Complexo da Maré deve ser ocupado pela polícia ainda neste ano (no mês que vem, diz o jornal). Eu discordo. Creio que isso não vá acontecer tão cedo.

Também acredito que o cronograma de Unidades de Policia Pacificadora (UPP) deste ano já esteja concluído. Com a ocupação do Complexo do Rio Comprido, Mangueira e Alemão, não deve ter novas ocupações de favelas com UPP em 2011.

A Mangueira deve ter sua UPP instalada até setembro/outubro. A partir daí, devem comecar as instalações das diversas UPP do Alemão.

Acredito que esse processo de instalação de UPP no Alemão deva durar de três a seis meses (quanto mais tempo levar, mais o governador aparecerá na imprensa de forma positiva. Além disso, a PM precisa ganhar tempo para formar os dois mil policiais necessários para as UPP do Alemão).

Somente quando esse processo estiver chegando ao fim, acredito que a polícia iniciará a ocupação de uma nova favela.

Mas não creio que a próxima bola da vez seja a Maré. Apostaria no Parque Alegria e Complexo do Caju, favelas bem menos problemáticas.

Se tem uma coisa que o governo estadual não quer em 2012 é mais uma ocupação problemática (assim como certamente será a do Alemão e como está se mostrando ser a do Catumbi, como mostra o ataque feito contra PMs da UPP neste final de semana), que possa prejudicar a reeleição de Eduardo Paes.

Depois disso, creio que ainda tenha favelas mais prioritárias para o governo do que a Maré, como a Rocinha e o Vidigal, na nobre zona sul. Tambem há pequenas favelas faltando ser ocupadas no "cinturão de segurança" da zona sul, como Pereirão, Morro Azul, Santo Amaro etc...

Se a UPP do Alemão começar a ter problemas com os criminosos (e provavelmente terá muitos), será necessário então ocupar Juramento, Engenho da Rainha, Manguinhos e Jacarezinho, favelas problemáticas e essenciais para garantir o sucesso da UPP do Alemão.

Portanto acho que o Complexo da Maré não será ocupado tão cedo, se é que será ocupado algum dia.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Estudo na UFF e moro no bairro do Caju. Fico frustada por chamarem o BAIRRO do Caju como um complexo de favelas. Agora todas favelas próximas são denominadas complexo, nossa!!! Mas seu cronograma foi certo né, agora a UPP vem para meu bairro.

    ResponderExcluir
  3. Sim, Mylenna. Meu cronograma foi mais ou menos acertado. Nasci e morei por 14 anos no Caju também, no Parque Independência, em frente ao Parque Boa Esperança (Chatuba). Infelizmente deixaram o Caju chegar a um ponto em que se transformou num imenso favelão. Também trabalhei lá no Favela-Bairro, nos idos de 90. O que talvez poucos saibam é que, muito antes da UPP, favelas do Caju como a Quinta do Caju nunca foram ocupadas pelo tráfico de drogas ou milícias e viviam bem. Não sei como vai ser agora com a UPP.

    ResponderExcluir