quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cabral ilude população mais uma vez e diz que vai pacificar toda a zona oeste em quatro anos, se for eleito

Tudo bem que estamos em período de campanha eleitoral e que nós, brasileiros, estamos acostumados a ouvir promessas de candidatos que nunca serão cumpridas. Mas o governador e candidato à reeleição Sergio Cabral abusou na tarde de hoje (21).

Em visita à Associação Comercial de Bangu, Cabral prometeu instalar unidades de polícia pacificadora (UPP) em toda a zona oeste da cidade, se ganhar essas eleições. É uma promessa que nem Cabral acredita.

“Eu posso garantir a vocês que, nos próximos quatro anos, toda a Zona Oeste estará pacificada. É meu compromisso. Tem uma turma do contra que diz que o Cabral só pacifica a Zona Sul. Eles perderam o discurso quando fomos para a Cidade de Deus. Fomos para a Providência e todo o Centro e a Zona Portuária estão sendo restabelecidos com paz. Estamos na Tijuca: no Borel, no Morro da Formiga, no Andaraí, onde o Bope termina o trabalho e, em seguida, entra a UPP. Mas quero dizer a vocês que todas as comunidades, Vila Kennedy, Vila Vintém, serão pacificadas. Nosso governo acabou com o trato com a bandidagem”, disse Cabral, durante o evento.

Em primeiro lugar, Cabral não deve conhecer a zona oeste. Ele não conhece a extensão territorial da zona oeste. Ele desconhece o número de habitantes da região. E também parece não fazer ideia de quantas favelas e quais são as favelas que ocupam bairros como Bangu, Guaratiba, Campo Grande, Sepetiba, Santa Cruz, Paciência, Padre Miguel etc etc...

Cabral também deve desconhecer o plano estratégico das UPP, formulado por sua própria Secretaria de Segurança, que prevê a ocupação das UPP de, no máximo, algo em torno de 100 a 150 favelas (o número exato é controverso, porque a Secretaria vem dividindo as favelas em microfavelas para ampliar sua estatística UPPística, como no caso da Providência, em que a secretaria dividiu a favela em três).

Eu desconheço o número exato das favelas na zona oeste do Rio. Mas posso garantir uma coisa: são muitas. E elas são grandes (e extensas). Uma comunidade como Vila Aliança se junta com outras como a Coreia, Taquaral e Rebu, de forma que você não sabe onde começa uma e termina a outra.

A Vila Kennedy é também monstruosa (a Avenida Brasil passa no meio dela!!!). Isso só para citar as favelas ali da área de Bangu. Nem vou perder tempo enumerando os Cesarinhos, Cesarões e as dezenas de outras favelas da parte mais oeste da zona oeste...

Não preciso nem lembrar que esse é o mesmo governador que diz que vai pacificar o Complexo do Alemão, o Complexo da Maré, a Tijuca, o Centro, o subúrbio... Aliás, já ouvi da boca de Cabral, que ele colocaria UPP em TODO o ESTADO (Inclusive já escrevi isso por aqui).

Onde Cabral vai arrumar tanto policial para ocupar todo o Rio de Janeiro? Como ele vai formar tanto policial em t~ao pouco tempo (quatro anos...)? Onde vai arrumar tanto dinheiro para pagar tanto policial (lembrem-se... ele diz que não pode dar muito aumento aos servidores porque não tem dinheiro)?

Enfim, o que quero dizer é que Cabral sabe que sua promessa nunca será cumprida, como as milhões de promessas que ouvimos todos os anos, de políticos por esse Brasil afora.

Cabral não só sabe que sua promessa é vã, como sabe que está fazendo pouco caso da inteligência de seus eleitores... Mas tudo bem, porque Cabral sabe que, uma vez se reelegendo, ele não precisará cumprir nada e nem prestar contas a ninguém, porque ele não terá que se preocupar com uma nova reeleição pelos próximos anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário