segunda-feira, 24 de maio de 2010

Número de baleados atendidos pelo SUS no Rio sobe 20% no primeiro trimestre

O número de baleados atendidos em unidades do Sistema Unico de Saúde (SUS) aumentou 20% no estado do Rio de Janeiro, no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 282 casos de internações por ferimentos por armas de fogo neste ano, contra 235 em 2009.

A estatística do Ministério da Saúde mostra que, pelo menos no caso de baleados atendidos em hospitais, o Rio está mais violento neste ano do que em 2009.

O dado se contrapõe às estatísticas criminais divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (órgão oficial da Secretaria de Segurança), que mostram um Rio menos violento neste ano. De acordo com o ISP, o estado do Rio teve 16,6% menos assassinatos no primeiro trimestre deste ano.

Vou deixar bem claro: uma estatística (internações de baleados) não tem relação direta com a outra (assassinatos). No entanto, ela serve para nos lembrar que a violência pode ser medida de várias formas, principalmente quando as estatísticas oficiais levantam suspeitas.

Mesmo quando o instituto estatístico do governo nos mostra um quadro idílico, o Rio pode não estar menos violento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário